segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

TEMPOS E MOMENTOS … ATUAIS!.?

 A resposta era 2Pd 3,8

Pelos meados de 1980, participei de uma reunião de oração de um grupo da Renovação Carismática Católica (RCC), na cidade do Rio de Janeiro. Na parte dedicada ao ensinamento, foi dito que a RCC era das últimas oportunidades de conversão que Deus estava dando aos homens. Era a primeira vez que participava de um grupo carismático e, apesar de, no íntimo, não duvidar de tão taxativa declaração, antes de voltar para casa, perguntei à ministradora se tal afirmativa não iria contra as diretrizes pastorais do Magistério. Dias depois, ela me disse que a resposta, obtida em oração, era 2Pd 3,8. Fiquei de rezar para então voltarmos a falar sobre este assunto. Nestes 20 anos, tenho me dedicado a entender tal resposta. O aprendizado tem sido trabalhoso e progressivo. Aproveito a oportunidade para escrever alguma coisa sobre tema por demais atual, interessante e difícil (2Pd 3,16).
Os anjos perscrutadores
Logo no início desta exposição, quero lembrar ao caro leitor que estamos em boa companhia. Podendo a salvação ser alcançada somente pelos homens (Hb 2,16), mesmo assim os anjos são interessados nos assuntos proféticos e acompanham a sua realização com atenção perscrutadora (1Pd 1,9-12). Certamente não é a curiosidade que leva os santos anjos a tal comportamento, mas o amor à Palavra de Deus até nas suas minúcias. Não é minha intenção esquadrinhar o futuro, porém dar alguma contribuição aos que valorizam os estudos proféticos, alertando desde já que também estes não devem ser fruto de interpretação particular (2Pd 1,19-21), ficando sujeitos ao conveniente discernimento (1Ts 5,19-22).

1 dia é como 1000 anos

O Salmo 90 engrandece a Deus pelo seu senhorio sobre os tempos e os momentos, pois, como está no 4.º versículo, 1000 anos para o Eterno são como um dia ou como uma vigília dentro da noite. A expectativa da salvação é inerente ao homem sábio de geração em geração, conforme os versículos 1 e 16 do mesmo salmo. Já o mundano argumenta que a História transcorre e tudo continua como antes, pondo em dúvida o cumprimento das promessas do Senhor (Is 5,19; 2Pd 3,4). São Pedro esclarece que, usando de paciência com todos os homens, ofertando a salvação até a última geração para que ninguém se perca, um dia nas coisas estabelecidas por Deus é como 1000 anos na contagem dos homens (2Pd 3,8-9). Este estudo procura averiguar textos bíblicos que possam ser enquadrados neste critério. Ou seja, determinar uma dimensão profética sem negar ou atenuar outras conclusões possíveis para os escritos sagrados estudados. Fica desde já certificado que não há novidades, situando-se tudo dentro da rica doutrina católica (2Jo 9).
Uma analogia
O Senhor Jesus nos ensina a vencer o mal com o bem, sendo um dos exemplos andar 2000 passos voluntariamente, em vez de só os 1000 que nos obriguem (Mt 5,41). Se o cristianismo atingiu o ano 1000, fica a sua caminhada estendida pelo menos até o ano 2000? É interessante notar que fatos esclarecedores do Apocalipse (Revelação) não aconteceram pelo ano 1000. Isto leva muita gente a achar que também nada está se desenvolvendo nos dias de hoje. Será que essa passagem bíblica não tem seu componente profético de alerta? Convém lembrar o ensinamento de Jesus sobre os sinais dos tempos (Lc 12,54-59), que vão se tornando mais compreensíveis, conforme as profecias a eles atinentes vão se cumprindo (2Pd 1,19)

3 dias na Antiga Aliança – Ex 19,10-20

Esses versículos fazem parte da descrição de como foi feita a antiga aliança. Javé ordenou 2 dias de santificação preparadora do povo israelita para no amanhecer do 3.º dia poder presenciar a manifestação de sua divindade.
3 dias na Nova Aliança
A instituição da eucaristia é feita na noite de quinta-feira ou, na maneira dos judeus, na noite de sexta-feira (1Cor 11,23-32); assim contando, no mesmo dia da morte e sepultamento de Jesus. No sábado, foi a vez da Páscoa judaica (Jo 19,14.31), memorial celebrado como festa para Javé (Ex 12,1-14). Deste modo, também são 2 os dias preparatórios para que seja demonstrada a divindade do Filho, pois, ao amanhecer do domingo, o Anjo do Senhor anuncia às mulheres que Jesus já tinha ressuscitado (Mt 28,1-10)
Um novo amanhecer
Podemos, num trabalho de pesquisa profética (1Pd 1,10-11), ter esperança que ao amanhecer do 3.º milênio haverá a demonstração da divindade do Espírito Santo, sendo que a misericórdia divina está contando cada 1000 anos como 1 dia. Apesar de não podermos marcar nem o dia nem a hora (At 1,7), o que foi ensinado está totalmente correto porque o fim do 2.º dia (milênio) cada vez mais se aproxima, independente da referência usada como início da contagem. É interessante observar que a Era Cristã começa não no nascimento de Jesus, porém na sua circuncisão, quando houve o primeiro derramamento de seu sangue inocente.
Novamente o 3.º Dia
A morte de Jesus é colocada como oferta de si próprio em nosso benefício (Jo 10,17-18; Ef 5,2.25). Consultando Lv 7,16-18, aprendemos que a carne da vítima oferecida em sacrifício voluntário não pode ser consumida a partir do terceiro dia, quando deve ser queimado no fogo o seu resto. Tendo Jesus ressuscitado ao amanhecer do terceiro dia, não conheceu a corrupção e o fogo é figura da sua ressurreição. A Igreja, comungando do corpo e sangue de Cristo, passa a ter uma expectativa quanto ao que possa acontecer no amanhecer do terceiro milênio.

A Perfeita Adoração

A vontade de Jesus é fazer a vontade do Pai (Jo 6,37-40; Mt 26,36-44); a tal ponto que sua obediência implica em morte de cruz (Fl 2,8). Quanto a nós, Jesus pede que também participemos de seu sacrifício: fazei isto em minha memória (Lc 22,19). Esta é a grande adoração que podemos fazer à Santíssima Trindade: presença piedosa na Missa. É momento de aumentarmos nossas riquezas nos céus, exortando nossos conhecidos à reunião dominical (Hb 10,25), que é onde o Amor se irradia, iluminando toda noite que exista em nosso viver. Morrendo na cruz, Jesus foi exaltado pelo Pai (At 2,30-36). A celebração eucarística é a glória da Igreja e de seus filhos.

Rio de Janeiro, RJ, 18 de Julho de 2000. Lionço Ramos Ferreira. Celular: (0xx21)9213-4058.
E-mail: lioncorf@gmail.com …  http://www.lioncorf.hpg.com.br
Serviços Pró Santificação ao Amanhecer do 3.º Dia / Milênio


Reprodução livre; favor
 não acrescentar nem tirar; consultar Ap 22,18-21. Vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário